II Encontro de Comunicação em Saúde

Por Christiana Gomes Ribeiro, em Brasília

O II Encontro de Comunicação em Saúde – ComSaúde realizado pelo Laboratório de Informação e Comunicação em Saúde Coletiva, aconteceu nos dias 26 a 29 de setembro nas dependências da Faculdade de     Ciências da Saúde da UnB e no auditório da FioCruz.

No dia 26 três oficinas foram ministradas pela manhã, sendo elas, Oficina de Rádio Web, Oficina de vídeo e Oficina de Fotografia. A Oficina de Rádio Web contou com a presença da equipe Rádio Web Saúde UnB e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e convidados vindos de vários estados como Jonathan Reis, Caio César Rodrigues e Leandro de Recife, Emerson Diniz do Pernambuco, Odílio Torres do Goiás, Thiago Kallado de Alagos e Jair Matias Rio Grande do Sul RS

Tivemos como palestrante da Oficina de Vídeo: A linguagem cinematográfica e Audiovisual, do Roteiro a Direção, o aluno Rafael de Gois Netto. Na terceira oficina, a de Fotografia, foi ministrada pela design Clara Acioli e o fotógrafo Rafael Facundo. No período da tarde a oficina de Rádio Web deu continuação ao conteúdo com a equipe Rádio Web Saúde UnB e da UFRGS com a produção de uma rádio novela abordando o tema saúde.

No dia 27, no período matutino, as oficinas Rádio Web e Oficina de vídeo deram prosseguimento as palestras com os mesmos convidados do dia anterior. Rádio Web Saúde UnB e da UFRGS, para a oficina de Rádio Web e Rafael de Gois Netto conduzindo a Oficina de Vídeo.

No período da tarde o evento realizou uma Exposição Dialogada tendo como assunto principal Gênero, Saúde e Sexualidade, moderando a mesa o convidado Jonathan Reis de Recife. Os convidados presentes para debaterem sobre esse assunto foram Mauro Henrique de M. Siqueira,  do departamento de DST/AIDS do Ministério da Saúde (DST/AIDS/MS), Tatiana Bittar Andaime e Kamala Ramers da companhia Cia de Teatro e a Profa. Ximena Pamela Bermudez do Departamento de Saúde Coletiva da UnB (DSC/FS/UnB).

Na noite do dia 27 o evento realizou sua abertura oficial no auditório da FIOCRUZ com a apresentação da Orquestra Art Brasília e sua brilhante interpretação de Aquarela do Brasil. A exposição dialógica da noite com o tema O olhar na saúde, teve como m❉oderador a Profª. Wilma Madeira, do GT de Comunicação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco. Os convidados para o debate foram o subeditor da revista Radis – FIOCRUZ Adriano de Lavor e o fotógrafo Radilson Carlos Gomes (MS). Durante toda a cerimônia  ficou exposto o painel pintado à mão pela artista plástica Michelle Cunha, que demonstra as diversas possibilidades de comunicar saúde.

No dia 28, pela manhã, ocorreu a mesa redonda sobre Saúde na mídia, sendo mediada pelo estudante de pedagogia da Universidade Federal do Pernambuco, Emerson Diniz. Tivemos como convidados presentes a radialista da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, Mara Régia, o fotógrafo Adriano de Lavor da RADIS – FIOCRUZ, e o Wagner Vasconcelos do observatório de mídia da FIOCRUZ.

Ainda no período da manhã, tivemos um Relato de experiências moderado pelo Dr. Luís Carlos Bolzan do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES /MS). Os convidados presentes para a conversa foram, Aede Cadaxa do Laboratório de Gestão da Informação e Comunicação em Saúde – LOGICOS Brasil, Grasiela de Sousa Pereira da Rádio Web Saúde UnB, Jair Matias da Rádio Web Saúde URGS e  Paulo Navarro do Blog Saúde Brasil. Nesta mesma oportunidade o fotógrafo Radilson Carlos Gomes lançou com exclusividade seu novo site.

No período da tarde do dia 28, dois Painéis de Experiências em Comunicação e Saúde foram realizados, sendo eles, Pôsteres Eletrônicos e Experiências do SUS. No painel Pôsteres Eletrônicos os convidados Prof. Natan Monsores (DSC/UnB) e Roney Vargas Barata, estudante da Faculdade de Medicina (FM/UnB), conversaram com os presentes sobre o tema.  Após um breve intervalo os painéis seguiram com o mesmo tema e convidados diferentes para debater o assunto. No Painel Pôsteres Eletrônicos o Prof. Miguel Montâgner do Campus Ceilândia (FCE/UnB) e Jéssica Rosa estudante de Saúde Coletiva (FCE/UnB). E no de Experiências do SUS, Wânia Fernandes (DSC/UnB) e Caroline Rocha do Programa de  Pós Graduação em Saúde Coletiva (PGSC).

No último dia do evento, sábado 29, pela manhã duas oficinas foram oferecidas. A oficina de Estêncil (grafite) ministrada pelo coletivo Transverso (DF). E a segunda oficina, A câmera e o e o registro, coordenada pela Maria Vitória Canesin. Na parte da tarde a oficina de Estêncil, com o grupo Transverso, deu continuidade a sua atividade e finalizou com um grafite coletivo no estacionamento da FS.

Para a aluna de Saúde Coletiva do terceiro semestre da UnB, Grasiela de Sousa, o evento serve para ensiná-los a tratar de maneira mais sensível seus futuros pacientes. “Os temas trazidos servem para reflexão e nos sensibilizar, para assim potencializar o nosso trabalho em um futuro próximo.” A aluna acredita que o evento traz a comunicação em saúde como uma influência na formação do profissional em saúde.

“Esse ano o evento contou com a participação de convidados vindos de vários lugares do país, que acrescentaram com sua experiência de vida e profissional, tornando o encontro aconchegante e satisfatório” comenta Grasiela a respeito dos mais de 20 convidados presentes.

“O encontro veio mostrar que existe várias formas de comunicar saúde, como através da música, da arte, do olhar e do toque. O que faz com que a profissional Grasiela, Maria, Ana, busquem ser pessoas melhores”, finaliza Grasiela. ❉