FS/UnB realiza IV Encontro Internacional de Comunicação em Saúde

Nos dias 18 e 19 de maio deste ano a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) realizará, por intermédio do Laboratório de Informação e Comunicação em Saúde Coletiva (LICoSC), o IV Encontro Internacional de Comunicação em Saúde (IV ComSaúde). O evento é uma das atividades proporcionadas pela disciplina Comunicação em Saúde, surgida em 2009, ministrada pela professora doutora Ana Valéria Machado Mendonça. Estudantes da FS e da Faculdade de Ceilândia (FCE) estão envolvidos na atividade.

De acordo com a professora – que divide a coordenação geral do evento com as formandas de Gestão em Saúde Coletiva, Grasiela Sousa (FS) e Natália Fernandes (FCE) – o objetivo do encontro é viabilizar reflexão e discussão sobre temas da informação e comunicação em saúde entre profissionais, gestores, pesquisadores, estudantes e comunidade, de forma ampla, de modo que venha a promover saúde. “Se não criarmos espaços para refletirmos temas que surgem da academia, do serviço e da comunidade, não conseguiremos propor intervenções que sejam eficazes e continuaremos a gastar milhares e milhares de reais em campanhas publicitárias e a população seguirá não as compreendendo, pois não são campanhas de promoção da saúde e isso não é necessariamente um problema da comunicação, mas de diálogo”, ressalta Valéria.

Desde a terceira edição, o Encontro ComSaúde é um dos eventos oficiais do calendário da UnB, realizado bienalmente. Em 2015, a atividade conta com a cooperação internacional da Université du Québec à Montréal (UQÀM) e do Centre de Recherche Sur la Communication et la Santé (ComSanté), do Canadá e, com a cooperação técnica da representação brasileira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A programação deste ano traz atividades como oficinas de áudio e vídeo; fotografia, grafite, produção de release científico, rádio comunitária; e sessões dialogadas sobre saúde, mídia e poder, e informação e comunicação em saúde baseadas em evidências. De acordo com a coordenação geral do evento, toda a comunidade acadêmica e demais interessados pelo tema são convidados a participar do encontro.

Confira a programação completa no link: comsaude.unb.br/programacao

Inscrição

As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 15 de maio. O valor do investimento será de R$ 50 para estudantes de graduação, R$ 100 para os estudantes de pós-graduação e R$ 150 para docentes, pesquisadores e profissionais. O pagamento deverá ser realizado no dia do evento no ato do credenciamento. Os interessados podem fazer sua inscrição online clicando aqui ou pessoalmente nos postos de inscrição localizados na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB – campus Darcy Ribeiro) ou na Faculdade de Ceilândia (FCE/UnB).

Todos os participantes receberão certificados digitalizados.

Oficinas

As oficinas serão realizadas nos dois dias do evento. Será respeitado o número de vagas oferecidas. Confira aqui todas as atividades disponíveis.

Os interessados em participarem das oficinas deverão fazer sua pré-inscrição pelo e-mail comsaude@unb.br  de acordo com as seguintes instruções:

-no campo “Assunto” escrever: Pré-inscrição para oficina

-no corpo da mensagem inserir as seguintes informações:

Nome completo:

CPF:

Oficina (1ª opção):

Oficina (2ª opção):

Cada inscrição dará direito à participar de até duas oficinas conforme a disponibilidade de vagas.

As vagas serão distribuídas de acordo com a ordem da pré-inscrição.

IV Encontro Internacional de Comunicação em Saúde (IV ComSaúde)

Data: 18 e 19 de maio de 2015

Local: Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB)

Horário: Das 8h00 às 20h00