Projetos

ComSaúde da Mulher

Desenvolver processos de gestão da informação e da comunicação em saúde no âmbito da área técnica de Saúde da Mulher, a partir de ações estratégicas mediadas por ambientes virtuais, visando ampliar e potencializar as ações de comunicação comunitária, científica e para tomada de decisões, vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Diálogos ComSaúde

O Diálogos ComSaúde é uma iniciativa do LICoSC em parceria com o Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde (Centeias), da Faculdade de Ciências da Saúde, e o Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP). A proposta é plural, dialógica, com entrevistados entrevistadores, estudantes entrevistados e entrevistadores, anônimos e famosos, sujeitos que pensam, vivem e trabalham para uma saúde pública, digna e com qualidade. Uma contribuição da Comunicação em Saúde à discussão da Saúde Pública no Brasil.

 

Inclusão Digital dos Agentes Comunitários de Saúde

Iniciado em novembro de 2007, este projeto visa fortalecer as práticas de prevenção e promoção da saúde desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Programa Saúde da Família (PSF) meio de oficinas utilizando tecnologias inclusivas para informação, educação e comunicação em saúde. Tem atividades desenvolvidas em Sergipe, no Distrito Federal e nos municípios da RIDE-DF. Atualmente oferece conteúdos na plataforma Moodle nas áreas de Alimentação e Nutrição, Álcool e Drogas, ZooSUS e em fase permanente de desenvolvimento de novos conteúdos dirigidos à educação permanente dos ACS.

 

Jornadas do Conhecimento

Projeto transversal aos espaços de diálogos permanentes entre o ensino, serviço e comunidade, por intermédio de seminários, fóruns, conferências, palestras, oficinas de trabalho, sessões de estudos, reuniões temáticas, mesas de diálogos e outras ações de comunicação dirigida, com o imperativo técnico, científico, ético e moral de contribuir no fortalecimento e na defesa do Sistema Único de Saúde – SUS. Jornadas do Conhecimento: Aprendendo e Fazendo a Saúde Coletiva teve seu início em fevereiro de 2007.

 

Laboratório de Gestão da Informação e Comunicação em Saúde (LOGICOS)

Tem por objetivo desenvolver ações estratégicas à gestão do conhecimento e da comunicação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), mediadas por ambientes virtuais, relacionadas à área de ciência e tecnologia em saúde. Realizado em parceria entre a Fiocruz e o Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

 

Produção de Conteúdos Multimídia

Iniciativa de mediação tecnológica nas ações de saúde coletiva que visa refletir o uso de conteúdos multimídias e dialógicos nas práticas de ensino aprendizagem, também aplicadas ao ensino a distância (EAD). Produzir conteúdos para o campo da saúde coletiva com uso de tablets, pockets pc e celulares, além da plataforma web é o objetivo deste projeto desafiando-se a permitir o mais alto índice de acessibilidade aos projetos desenvolvidos por iniciativa interna e/ou com os diversos parceiros institucionais estabelecidos.

 

Rádio Web Saúde

A Rádio Web Saúde UnB nasce em 2011 com a missão de registrar eventos e experiências exitosas do Sistema Único de Saúde através de entrevistas, oficinas e  transmissão em tempo real de vídeos e rádio, todos com temas relacionados à saúde. Destina-se aos profissionais de saúde, gestores, conselheiros de saúde, professores, estudantes, comunidades das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde da RIDE e das demais cidades, estados e regiões do país.

 

Recuperação do Acervo do SUS

O Projeto de Recuperação dos Acervos Fotográficos e Audiovisual do NESP/UnB tem com objetivo recuperar os acervos fotográfico e audiovisual do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP), formatando em mídia eletrônica e digital os estudos da memória física, temporal, política, social e cultural a partir de estratégias dirigidas à Saúde Pública no Brasil. Destaque para os acervos já doados e catalogados, a exemplo do material cedido pelo ex-deputado federal Eduardo Jorge Alves Sobrinho e que integra a base de dados já disponibilizada. Uma parceria com o sistema Biblioteca Virtual em Saúde/Bireme/OPAS e Rede BiblioSUS do Ministério da Saúde.

 

Saúde na Mídia

Agora em sua fase II, este projeto pretende avaliar a produção de conteúdos de saúde na mídia impressa em jornais de grande circulação em Brasília e os processos de produção de conteúdos, estudos de recepção e de mediação para a tomada de decisão baseada em informação dirigida aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Confira aqui nossos primeiros resultados já apresentados na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que aconteceu de 21 a 26 de julho de 2013, em Recife/PE.

 

 

 

Produção de Conteúdos

 

Blogspot ComSaúde UnB

http://comsaudeunb.blogspot.com.br/

 

Mesa de Abertura II Encontro de Comunicação em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>